quarta-feira, 8 de junho de 2011

Faça você mesmo: IQ Light™



Já fazia um tempão que eu queria fazer uma luminária dessas, mas sem encontrar material adequado, acabei utilizando a boa e velha cartolina (amarela) pra matar a minha curiosidade sobre como é fazer a famosa IQLight™. Gostei muito do resultado e do efeito que dá com a luz acesa. Fiz o modelo com 30 módulos, mas há outras possibilidades:

 Variações da luminária IQ Light™, todas feitas a partir de um mesmo modelo de módulo.

Recomendo!

Para quem quiser fazer uma, molde, instruções e variações estão disponíveis neste link:
http://www.iqlight.com/

=)


Editando:
Respondendo aos comentários que recebi, sobre o risco de incêndio, esclareço que sim, o ideal é utilizar um material mais adequado para a produção de luminárias (como o polipropileno). Porém, eu acabei fazendo com papel comum, devido a minha pressa em ver a luminária pronta. Mas tomei alguns cuidados que são extremamente importantes, os quais recomendo a quem for fazer em casa: a luminária era grande o suficiente para evitar que a lâmpada ficasse muito próxima ao papel; a lâmpada utilizada é fluorescente, ou seja, não esquenta tanto quanto as lâmpadas comuns; e também não a deixo acesa por muito tempo. Ufa, espero que não ocorra nenhum imprevisto com ninguém! Por via das dúvidas é melhor procurarem o material certo para não correr riscos, ok?

11 comentários:

  1. Paula, tô igual vc, doido pra fazer uma e só enrolando... Vc fechou ela inteira???
    Será que não tem perigo de pegar fogo???
    Fico com medo, fiz uma outra luminária com papel, mas não terminei com esse medo de pegar fogo, sei lá...
    http://papeleexpressao.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi Paula...
    Que legal!
    Adorei sua luminária, mas eu tenho a mesma dúvida do Carlos. Será que não pega fogo?
    Bjos...

    ResponderExcluir
  3. Oi Paula,
    Achei seu blog por acaso. Estou interessado em uma luminária como esta e inclusive estou querendo cotar o preço das peças com empresas que fazem cortes a laser em polipropileno (acrílico). Acho que com isso eliminamos o problema do incêndio, né?! Hehehehe... Me faltou apenas as medidas do molde pra orçar os cortes. Se puder me ajudar, diga-me qual a medida do molde vc usou e qual o diâmetro da luminária. Aguardo sua resposta por e-mail.
    Obrigado.
    Jesus Filho (jesusf@ibest.com.br)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia,Jesus entre neste site (http://oqueemeuenosso.blogspot.com.br/2010/08/luminaria-iq-light-de-papel-paper-iq.html). que ele ira te ensinar o passo a passo, foi através dele que fiz uma para minha casa com cartolina ficou otimo espero que goste de fazer.
      OBS.: Ao montar eles tem a forma correta mais não e difícil ,não desista demora uma pouco para aprender mais depois fica fácil.

      Excluir
  4. Bom dia!
    Que bom que não ocorreu o incêncdio! UFA...
    Obrigado pela resposta tão rápido. Vc respondeu mais rápido que as empresas que trabalham com corte laser. São nossas tesouras cegas ganhando das máquinas laser! Hehehehe...
    Toda empresa que trabalha com cortes, impressões a laser em malhas, acrílicos e afins, (em tese) possuem maquinário e material para fazer estes moldes. Para a IQ Light, é preciso lâmina de polipropileno de PS entre 0,40 e 0,30 mm. Como eles fazem os cortes por encomenda, bastaria passar o molde. Acho que estas lâminas também podem ser adquiridas em casa que vedem material plástico, embalagem, etc. Aí é o caso de escolher entre o acabamento primoroso do corte laser ou o valor afetivo do trabalho manual. Não tenho dúvida da sua escolha!!!
    Procurei algumas empresas do ramo aqui da minha região (Goiânia-GO), mas nenhuma respondeu ainda.
    Eis que fui na terceira via. Achei quem vendia pela Internet. Tem no Mercado Livre (http://lista.mercadolivre.com.br/iluminacao/Lumin%C3%A1ria-Bola-Slice), mas tive mais fé numa empresa de Canoas-RS, a ProMold (www.promold.com.br).
    Comprei a minha com 40 cm de diametro e sem impressão (padrão). Quando chegar (e se chegar! Hehehe...) faço novo relato.
    Desculpe se a mensagem ficou longa e/ou confusa, mas preferi fazê-la aqui para prestigiar seu blog.
    Um abraço e até a próxima...
    Jesus Filho

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Queria saber se a tua encomenda da Promold chegou e se a luminária ficou bonita...Estou pensando em fazer uma encomenda, mas não custa confirmar...Obrigada!

    ResponderExcluir
  6. O Sistema de Iluminação IQlight E UMA Peça única de dinamarquês de design original, CRIADO PELO desenhador dinamarquês Holger Strøm EM 1973. IQ lightis hum Sistema de Iluminação de Montagem auto, Composto POR quadriláteros de Bloqueio. Como Máscaras de Lâmpada de Varias Formas e Tamanhos PODEM sor Ligando constituídas em Conjunto OS Módulos idênticos, permitindo that o Usuário parágrafo final, Construir QUALQUÉR Coisa a Partir da esfera Clássica parágrafo hum Completamente design original.
    QI Luz e Um Sistema de Iluminação de auto assembleia constítuida POR quadriláteros de Bloqueio. LAMPADAS de Varias Formas e Tamanhos constituídas SER PODEM Ligando em Conjunto OS Elementos idênticos. O Pacote de Luz QI Padrão Contém 30 Módulos.
    Como Variações mostrado Abaixo São Variantes usando 9-120 Módulos Comprovada. Levando-se em consideração, that o módulo IQlight® ESTÁ available in Seis Tamanhos, Que É, cabelo Menos, 132 LAMPADAS Diferentes that rápido você PODE Fazer com QI Luz. Mas o Único LIMITE PT A SUA Própria Imaginação Realmente. Brincar com OS Pequenos Módulos de teste incluidos no kit - TALVEZ rápido você PODE CRIAR o Seu Proprio e Único variante
    S Pacote Luz QI Padrão ESTÁ available in Seis Tamanhos, todos contendo 30 Módulos. Holger Strøm, desenhista de QI Luz Desde o último dos Anos Sessenta, Holger Strøm TEM trabalhado principalmente na área de Embalagens de Cartão ondulado design.As Bem Como Embalagens, ELE TAMBÉM projetou Sistemas de Exposições, e Brinquedos Mobiliário, todos FABRICADOS A Partir de Cartão canelado, e TEM trabalhado nenhuma Desenvolvimento de Sistemas CAD paramétricos PARA O Projeto Caixa .Em 1973 Holger projetou o Sistema IQlight® ágora mundialmente Famoso, um Conceito de Iluminação auto assembleia constítuida interligados POR quadriláteros, Tornando Possível uma Criação de LAMPADAS de Varias Formas e Tamanhos SOMENTE POR vincular juntos um Identico elements.He vive com SUA Esposa em Birkerød, Dinamarca, Onde Funciona hum Estúdio de projeto de Embalagem.

    ResponderExcluir
  7. Oi Paula, eu estou doida por fazer um monte para mim, já fiz varias minha mãe me ensino, mais aqui no Brasil não consigo o material. vc ou alguem mais achou?. Eu ainda moro no interior de SP que complica mais ainda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sonia, então, esta amarela da foto eu fiz com cartolina mesmo, porque queria testar. Não recomendo. O material indicado seria o acetato. Pela internet é possível você encomendar, só não tenho lojas específicas para indicar. Encontrei por exemplo algumas no portal Elo7, dê uma olhada: https://www.elo7.com.br/acetato-branco/dp/696BEB (nunca comprei nesta loja, mas eles têm bastante avaliação positiva).
      Boa sorte! =)

      Excluir
    2. Paula e muito amor você me responder. fico muito grata. Bjsssssss

      Excluir

Olá! Fico muito feliz com sua visita! Fique à vontade para comentar, perguntar, dar sugestões et cetera =)