segunda-feira, 6 de julho de 2009

Fractais


Não entendo nada de Matemática, mas trabalhando em um museu de ciências com estudantes da área das ciências exatas, passei a desenvolver um singelo interesse pelo assunto. Não que eu pretenda um dia me dedicar a estes estudos, mas gosto de contemplar algumas coisas da Matemática, como a geometria. Dentro da geometria, há um ramo que diz respeito ao estudo dos fractais. Os fractais geométricos são formas com padrões que se repetem infinitamente.

Claro que não é tão simples assim... Mas vou me limitar a isto, pra não correr risco de dizer bobagem... Há muitas informações neste site: O Mundo dos Fractais e foi lá que aprendi a fazer este fractal de papel da foto acima. As instruções estão aqui neste link.
Um famoso exemplo de fractal na natureza é o brócoli romanesco, no qual cada "florzinha" repete o padrão do conjunto de flores:



"Os fractais podem apresentar uma infinidade de formas diferentes, não existindo uma aparência consensual. Contudo, existem duas características muito freqüentes nesta geometria:
auto-semelhança e complexidade infinita.
Distante do rigor e do formalismo matemático, pode-se definir Fractais, como nos ensinam alguns estudiosos da área: 'Objetos que apresentam auto-semelhança e complexidade infinita, ou seja, têm sempre cópias aproximadas de sí mesmo em seu interior.'" (fonte)



Além de me aventurar de leve pelo complexo mundo da Matemática, nos últimos dias tenho tentado uns kusudamas novos, assim que possível, postarei as fotos com os resultados =)



Tenham uma ótima semana!


6 comentários:

  1. Oi Paula! Que lindo o seu trabalho! Estou ampliando os meus conhecimentos. Achei muito interessante o q vc disse sobre a semelhança com o brócole romanesco. Deus é o maior matemático do Universo.Maravilhoso! Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. Oi Maria Lúcia! Obrigada pela visita =)
    A Matemática é muito interessante mesmo, não é à toa que alguns a chamam de Matemágica =D
    E concordo, Deus é o maior dos matemáticos.

    Abraço!!

    ResponderExcluir
  3. Liindo e mto legal conhecer coisas novas, né?
    abs

    ResponderExcluir
  4. Paula,

    Você tá trabalhando na estação ciencia? Ou no catavento? Eu trabalhei na estação ciencia por seis meses, lá no projeto clicar, mas não conseguir gostar de matemática não.
    Engraçado que seus posts me deixam reminiscente, sempre lembro de alguma passagem do meu passado. Com esse post lembrei do meu tio (muito querido e já falecido) me ensinando a olhar o infinito nos espelhos do elevador. Até hoje em todos os elevadores espelhados que entro lembro dele e sorrio por dentro.

    Beijos e abraços carinhosos!
    Natasha

    ResponderExcluir
  5. Fico feliz com a sua visita, Iramaia! =)
    Sim, é sempre muito bom conhecer coisas novas!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  6. Oi Natasha! =)
    Sim, trabalho na EC há mais de um ano... por isso acabei me afeiçoando um pouco à Matemática (mas é só um pouco! rs)
    Obrigada pela visita e pelo carinho! =)

    Beijos!

    ResponderExcluir

Olá! Fico muito feliz com sua visita! Fique à vontade para comentar, perguntar, dar sugestões et cetera =)