sábado, 30 de agosto de 2014

Bordado na encadernação

Certo dia, pesquisando na internet sobre encadernação manual, encontrei esta imagem:

Foto de Alberto Chiaramonte

Fiquei encantada com este trabalho, especialmente com esta mandala estrelada que está nos cantos da aba da pasta. Na sequência das fotos, que estão neste álbum, de um encadernador chamado Alberto Chiaramonte, encontrei outras fotos que me permitiram reproduzir esta mandala:

A inspiração e o meu passo a passo...

Trata-se de uma releitura baseada em trabalhos de encadernação dos séculos XVI e XVII, quando este tipo de encadernação era utilizado para arquivar documentos oficiais. Achei muito interessante! E também percebi que a encadernação não é uma simples técnica de artesanato, mas é uma técnica que tem muita história, muita tradição e que cada tipo de costura, de ornamento não está lá à toa, tinha todo um significado e marcava uma época.

Este tipo de estrela é tipico da arte árabe e islâmica, segundo li neste artigo, "O octagrama é um símbolo de plenitude e reconstrução. A estrela de oito pontas no islamismo faz referência aos quatro profetas principais, Abraão, Moisés, Jesus e Muhammad, e aos quatro anjos maiores que sustentam o trono de Deus, Miguel, Rafael, Gabriel e Uriel. Representa o entroncamento entre o quadrado e a curvatura da esfera."

Fiquei pensando em fazer essa estrela e aplicar em algum modelo de caderno... em breve voltarei com a continuação deste capítulo!

=)

2 comentários:

  1. BABEI!!!!!!!!!!!!!!!! Que coisa mais maravilhosa!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Paula, achei maravilhosa essa estrela. Tentei fazer mais não estou conseguindo passar de determinado ponto.Vc pode me mandar seu email, ou facebook, para eu tirar a duvida?

    ResponderExcluir

Olá! Fico muito feliz com sua visita! Fique à vontade para comentar, perguntar, dar sugestões et cetera =)