segunda-feira, 1 de março de 2010

Reutilizando materiais: papel de revista

Olá! Estamos de volta para mais uma transmissão ao vivo diretamente da sala da minha casa. Essa semana é uma semana de muita tensão, porque quinta feira vou apresentar meu trabalho para concluir a graduação. Aguenta coração! haha Pra me distrair um pouco, resolvi finalmente dar uma atualizada no blog.

Hoje mostrarei o que eu tinha anunciado dois posts atrás, sobre um trabalhinho com papel de revista:


Abaixo, um passo a passo bem simples. Utiliza-se para fazer estas flores, apenas papel de revista, cola branca e, para fazer os cabinhos das flores, usei varetinhas de uma sombrinha velha... Afinal, tudo se aproveita nessa vida não é mesmo?


Ao lado, vemos os canudinhos feitos com o papel de revista: cortei cada página ao meio, no sentido da altura e enrolei com ajuda de uma agulha de tricô. No final, um pinguinho de cola pra dar acabamento.

Depois começamos a fazer a flor. Deve-se "achatar" os canudinhos para enrolá-los. Fazemos o miolinho da flor usando um canudinho de papel. Aplica cola na varetinha de arame, enrola todo o canudinho em volta e finaliza com cola.



Vai ficar como na foto à direita. Depois, para cada pétala, faz um rolinho igual ao miolo da flor, mas sem a varetinha. Depois, cole a ponta de um segundo canudinho neste miolinho e vai enrolando um pouco mais frouxo. Depois coloca mais um pinguinho de cola no final.

Deve ficar como na foto abaixo:





Serão feitas cinco pétalas. Depois de prontas, é só ir colando uma ao lado da outra contornando o miolinho. Pra facilitar, dá pra colocar aquele miolinho em pé, com a varetinha pra cima (próxima foto). Aí é só ir agregando as pétalas com a cola. É importante colocar cola em quantidade suficiente para que elas fiquem bem fixas.




Pressione por alguns segundos e deixe secando nesta posição. Depois de seca, passe uma camada de cola em toda a superfície do papel para que não desmanche com o passar do tempo.

Está pronta a flor.




Aqui em casa tinha esse vasinho azul solitário que tava só, sozinho... fazia dias que tava pensando em colocar alguma coisa dentro dele, mas tinha que ser alguma flor legal. Pensei em gérberas, mas por aqui tá meio difícil de encontrar. Pensei em flores artificiais, mas não gosto muito de coisas que são artificiais e que tentam ser reais sabe... se for pra ser artificial, tem que ser mesmo! haha Daí pensei em fazer flores com papel de revista e veio essa ideia.

Existe uma técnica chamada Quilling, que eu não conhecia muito bem, mas já tinha visto no blog da Yumi e também da Karen. De acordo com o site Artesanato na Rede, o Quilling consiste em "confeccionar tiras de papel especiais que podem ser enroladas, dobradas ou coladas formando figuras dos mais diferentes tipos." Então esse Quilling que eu fiz é mais ou menos uma adaptação (ou uma tentativa...rs), já que ao invés de tiras de papel, utilizei canudos...


Agora vou ficando por aqui. Espero que gostem! ;)

Tenham uma ótima semana!
=)

10 comentários:

  1. Paulinha!!!
    Quanta criatividade! Quanta coisa linda pode se fazer com o que iria para o lixo!
    Olha, amei ver o meu bloguito anunciado no seu! Obrigada, querida!
    Beijos e uma maravilhosa semana!

    ResponderExcluir
  2. Camille, Yumi e Maria Lúcia!
    Obrigada pela visita e pelos comentários =)
    Realmente há muitas coisas que podem ser bem aproveitadas e transformadas!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Paulinha, você tem mesmo mãos para a arte. Suas flores ficaram uma graça e muito singelas. Parabéns, mais uma vez. Beijos,
    Cris Turek

    ResponderExcluir
  4. Oi Paula! Que bom receber suas visitas sempre tão carinhosas!
    Quando é que tem post novo para nós? Rsrsrs...
    Beijos e uma maravilhosa semana!

    ResponderExcluir
  5. Obrigada, Cris!

    Maria Lúcia, Adoro visitar seu blog! =)

    Beijos, queridas!!

    ResponderExcluir
  6. Paula, adorei!!!!!!!!!!!!!!! Adorei tudo o que faz! Trabalhos super lindos, delicados. Amei! Parabéns!! Já doida para ver o que irá nos apresentar na comunidade...eba!! bjs

    ResponderExcluir

Olá! Fico muito feliz com sua visita! Fique à vontade para comentar, perguntar, dar sugestões et cetera =)