sábado, 21 de novembro de 2009

Porta retrato passo a passo

Olá! Aqui estou eu, de passagem, trazendo dessa vez um passo-a-passo do porta retrato da última postagem. Fiz um novo nesse final de semana (acima, à esquerda) e aproveitei para tirar as fotos do “durante”.

Comecemos pelos materiais utilizados:

- Dois pedaços de papel paraná (ou qualquer papelão), sendo um maior que o outro (o menor deve ter uma sobra de mais ou menos 1 cm em relação ao tamanho da fotografia;
- Papel colorido (para presente)
- Fita de cetim
- Enfeites a gosto (fuxicos, botões etc.)
- Cola branca
- Cola de isopor ou cola quente
- Régua
- Lápis
- Tesoura e estilete
- Suporte para prato, de plástico (esqueci de colocar na foto...Dá pra achar em casas de R$ 1,99... mas caso não encontre, há vendas pela internet, como neste site: http://www.casadaarte.com.br/produtos.php?prod_rg=2075)

Agora vamos lá... Começamos medindo e acertando o papelão: procure cortar bem reto, usando o lápis e a régua. Depois, pegamos o pedaço menor, que será a moldura, e marcamos a parte interna, ajustando para deixá-lo com um espaço para cobrir a fotografia, que ficará “dentro” deste pedaço menor. Aí marcamos também os quatro cantos, para facilitar depois, na hora de passar a fita.

Depois de tudo marcado, cortamos as pontas e, com o estilete, cortamos também a parte interna deste papelão menor, que vai ficar mais ou menos assim:

Ok... Agora, vamos encapar com o papel colorido o papelão maior, passando cola branca em um dos lados e espalhando bem:

Fixamos o papelão, com cuidado para não ficar torto, no papel colorido:

Depois, dobre e cole na parte de trás as sobras do papel colorido. Fica bom se cortar as pontinhas, como nas fotos abaixo:

e ficará assim:

Deixe secando. Enquanto isso, vamos para a moldura, o papelão menor que já foi cortado com o estilete. Vamos encapar com a fita de cetim, começando com um pinguinho de cola branca:


Então, vamos “enrolando” a fita até chegar de volta ao ponto do começo:


Finalize com mais um pinguinho de cola branca na parte de trás. E ficará mais ou menos assim:

Agora que já está tudo pronto, vamos colocar a moldura sobre o papelão maior, que já foi revestido com o papel colorido e estava secando.
Agora atenção: use a cola de isopor, que dá uma fixação melhor (ou a cola quente, se preferir). Mas cuidado, você só vai passar cola na beiradinha da moldura, pois a foto ficará segura na parte sem cola da moldura. E claro: só lembrando que na parte superior não vai cola, pois é por lá que a foto vai entrar, então a cola será passada como se formasse um “u” na moldura:

Fixe a moldura no papelão maior:

Está quase pronto... agora vem a parte mais interessante, que é a hora de escolher como e com o que decorar o porta retrato. É só abusar da imaginação. Eu escolhi sianinha e fuxicos:

Finalizado e já com o suporte:

Espero que gostem da idéia e que a aproveitem!
Dica: no lugar do papel colorido, também pode ser usado tecido, assim como no lugar da fita de cetim pode ser usado papel ou tecido também, depende do gosto do freguês... =D

Caso tenha ficado alguma dúvida, é só nos dizer ;)

Abraços!
=)

6 comentários:

  1. Oi Paulinha! Que saudade de vc! Pois é, cheguei, mas ainda cheia de atividades para colocar as pendências em dia...consultório bem tumultuado, muito trabalho, mas devagar visito todas vcs e faço as postagens da viagem.
    O seu trabalho com porta retratos está muito delicado. Parabéns!
    Beijocas. Que a paz de Deus guarde o seu coração nest dia!!!

    ResponderExcluir
  2. Paulinha, sabia que você é judia? OLha, Jesus quer falar com voce. LEIA O LIVRO DO ESPÍRITO SANTO VERDADEIRO.

    ResponderExcluir
  3. Adorei, irei fazer em casa e depois te mostro como ficou tá...
    Beijos
    Vânia Cristina
    cristvania@gmail.com
    lulunany@bol.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olá!Ficou muito lindo e criativo.Parabéns!!! Mas veja se pode me ajudar: onde comprar esse suporte???? Obrigada, Sandra
    sandraamaralferreira@hotmail.com

    ResponderExcluir
  5. adorei a dica ficou lindo e tambem fiz apenas pintando o papelao

    ResponderExcluir
  6. LINDO PARABENS ADORO ESSE TIPO DE TRABALHO DEVE SER BOM PRA CABEÇA

    ResponderExcluir

Olá! Fico muito feliz com sua visita! Fique à vontade para comentar, perguntar, dar sugestões et cetera =)