segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Luzes


Olá, como vão vocês? Eu confesso que ultimamente não estou tão bem... mas se Deus quiser tudo vai melhorar. Além disso, ando naquela correria... Mesmo assim, a gente sempre acaba achando um tempinho pra fazer alguma coisa que a gente gosta né? E nos últimos dias eu andei mexendo com luz! Tinha visto por aí pela internet receitas de luminárias caseiras... resolvi testar e gostei do resultado. Essa foto acima mostra o efeito lindo da luz de uma vela colocada dentro de uma latinha de molho de tomate! =D Eu vi essa idéia nos blogs Vila do Artesão e Peguei na Rede. Abaixo, a latinha com a tampa e com a vela apagada:

Como disse, usei uma latinha de massa de tomate, pintei com tinta acrílica azul e fiz umas bolinhas verdes. A tampa, como já tinha a borda verde, eu só pintei a parte central com a tinta azul. Pra fazer os furinhos com o prego sem amassar a lata, a dica é encher com água e congelar, dá certo! Ah, só é uma pena que com a tampa a vela apaga, porque o oxigênio é rapidamente consumido, então quando for acender a vela, a lata fica sem a tampinha =D
Dá pra usar outros tamanhos de lata e usar a imaginação, achei bem legal essa idéia. Uma forma interessante de utilizar as latinhas que sobram.


Ainda no campo das "iluminações", vi uma outra idéia para acender luzes pela casa. No blog da Paola, o PaolArt's, vi uma luminária feita com papel de jornal, linda. Pensei "tem tanta revista velha aqui em casa, vou tentar fazer uma". Comecei a enrolar os canudinhos e saiu isso:

Como a receita original usa jornal, os canudinhos ficam mais fininhos e mais compridos. Eu usei papel de revista, então os canudinhos ficaram mais grossos, bem menos bonitos do que os da receita original... hehe. Foi difícil pra eu entender como é que fazia esse trançado, porque o link do vídeo explicativo que a Paola indica no blog dela, já está fora do ar... procurei, procurei, procurei, até que encontrei um vídeo no youtube, neste link, explicando o passo a passo. Depois de terminada a trama, passei uma camada de tinta branca:
Aí como achei que estava muito desbotada, resolvi dar uma manchada nela com tinta marrom e uma esponja... Por último, a parte elétrica. Em lojas de materiais elétricos é facinho encontrar kits para luminárias com o fio, interruptor e o bocal. No final ficou assim:

Talvez a próxima eu deixe até sem pintar, porque o efeito das letras e do colorido das páginas deixa a luminária com cara de "estilo alternativo" ...rs
Acesa ela fica assim, como na foto abaixo. O problema foi que eu usei uma lâmpada muito forte. Mas foi só para testar, o ideal é usar uma lâmpada fria (para não queimar o papel) e mais suave.

Por fim, eu tô estudando um jeito de fazer um outro tipo de luminária, com essas cúpulas da foto abaixo. São feitas com papel e algumas dobras =) Mas isso ainda é uma coisa que vai levar um tempinho e por enquanto, o tempo tá bem escasso...

É isso, por enquanto... espero que gostem =)
Em breve espero voltar a postar com mais freqüência e também a visitar com mais calma os blogs amigos, que tanto gosto de ver.
Tenham todos uma ótima semana!

7 comentários:

  1. Olá Paula! Que luminárias lindas! Vc é muito habilidosa! Parabéns.
    Fiquei feliz como seu recadinho de ontem e gostei tb de ter o seu e-mail;assim podemos conversar mais.
    Que bom que vc gostou do texto bíblico.
    "A alegria do Senhor é a nossa força"! E...
    "O Reino de Deus consiste em justiça, paz e alegria do Espírito Santo".
    São tb dois textos Bíblicos que deixo hoje pra vc.
    Que hoje vc seja renovada na alegria que o nosso Criador tem para nós!
    Um beijo grande! Fique com Deus.

    ResponderExcluir
  2. Oie Paula!!!
    Lindas luminárias!!!
    Adorei todas!!!
    Parabéns, são lindos seus trabalhos!

    Bjosssss

    ResponderExcluir
  3. Olá, Paula!
    obrigada pela visita! As luminárias estão simplesmente liiiiindas! adorei! Vc conhece o blo apartamento alugado? tem umas idéias legais por lá tb.
    qto a má fase, todos nós temos.... Que o sol da primavera aqueça nossos corações!
    abs!

    ResponderExcluir
  4. Parabens!Paula.. gostei muito de seus trabalhos de artes que te adicionei ao meu blog....De uma passadinha lá será um prazer receber voce....Amei as luminárias quem sabe um dia? bjos querida e SUCESSO!

    ResponderExcluir
  5. Oi, Paula!
    td bem? i hope so! Tem selinho pra vc lá no meu blog!
    gde abs!

    ResponderExcluir
  6. parabéns vc leva jeito com artesanato de papel jornal.
    Eu fiz muitas luminárias assim,más hj tenho tantas encomendas e cursos de mandalas que não sobra mais tempo =[.se tiver um tempinho dá uma espiadinha no meu blog um abraço!
    Dumazzoni

    ResponderExcluir
  7. Olá Paula, amei as dicas. Vou tentar fazer algumas, principalmente com os CDs. Tenho vários para utilizar.
    Beijos

    ResponderExcluir

Olá! Fico muito feliz com sua visita! Fique à vontade para comentar, perguntar, dar sugestões et cetera =)